Como você pode se tornar um especialista no nicho que você escolheu, no seu mercado, e no espaço de tempo mais curto possível, com alguns passos bem concretos para você não ficar perdido?
Antes quero começar com um alerta: pode ser que você tenha escolhido o nicho errado. Você tem que tomar um cuidado muito grande na hora da escolha do nicho, entendendo o que é nicho e o que não é.
Se você falar que é um especialista em alto padrão, na minha opinião, é muito vago. Tenho um tutorial em vídeo explicando passo a passo sobre como escolher o seu nicho no mercado imobiliário:
Ou se preferer ler, leia este meu post sobre como escolher um nicho.
Vou fazer deixar o nosso treinamento de hoje mais concreto dando exemplos para tudo. Como se eu, por exemplo, estivesse querendo me especializar no bairro da Mooca em São Paulo, somente em imóveis de alto padrão.
Neste exemplo, escolhi um nicho mais tradicional, que é um nicho geográfico e estou falando que vou trabalhar com imóveis de alto padrão naquele bairro, porque eu moro, por exemplo.
1. Avalie a sua escolha
Vamos lá, primeiro passo, como já disse no início deste post, avalie se você fez a decisão correta.
Passe por todos os critérios, entenda seu nicho, se você está escolhendo um nicho que já tem muita gente atuando, se é uma oportunidade boa se o suficiente para bater suas metas e como você pode não se limitar nesse nicho.
2. Estude e organize seu nicho
Sugiro que como tudo, você comece estudando. E como será esse estudo?
Dentro desse nicho, pegue o mapa da do bairro, aqui vou pegar o mapa da Mooca em São Paulo, vou começar estudando o mapa da região.
Onde estão os prédios, os condomínios de alto padrão, as casas em que ruas estão? Vou começar a listá-los. Imprima o mapa grande, ou digital mesmo, enfim. Vá listando, marcando os pontos de todos os lugares que você escolher trabalhar.
Ande nas ruas do bairro, pelo Google Maps no computador mesmo, se você é mais tradicional ande na rua anda.
No começo vai parecer que é muita coisa para fazer, mas sugiro uma forma bem simples. Nesse trabalho de especialização você fará uma hora por dia, todos os dias. Isso será tempo mais do que o suficiente para em 30 dias você fazer tudo.
Uma coisa que você deve ter em mente. Para se tornar especialista num nicho, você tem que conhecer o tamanho dele. Se você pegar um nicho muito grande pode ser que não consiga se comunicar com aquele público todo de uma vez.
Vamos dizer que após fazer a lista cheguei à conclusão que aqui na Mooca tem muitos condomínios de alto padrão e que não consigo falar com todas essas pessoas ao mesmo tempo e estar presente em todos esses lugares.
Não tem problema, não quer dizer que eu tenho de descartar o nicho. O que você fará é escolher alguns desses condomínios, aqueles que você acha mais acessível para você frequentar e ir se especializando com mais profundidade.
Exemplo prático
Normalmente sugere-se que você escolha entre 500 e 2000 casas, ou apartamentos. Digamos que eu tenha pegado um condomínio vertical, um prédio com 300 apartamentos.
Tecnicamente se você pegar dois prédios desses é o suficiente para você começar o seu posicionamento.
Sugiro que, se for prédio, você escolha no máximo 10 prédios grandes com vários apartamentos dentro do padrão que você vai querer trabalhar.
Se for um condomínio de casa, escolha até ter no máximo 500 casas, 500 endereços no qual você vai estar se comunicando primariamente.
Parte do seu trabalho para escolha do nicho será de presença. Você deve ir pessoalmente ao local, passar ali sempre, falar com os porteiros, com as pessoas da região e negócios locais.
3. Varredura de mercado
O próximo passo? portais.
Você vai começar a buscar anúncios ativos desses prédios ou condomínios que você escolheu. Assim, aparecerá também buscar os anúncios inativos.
Aqui tenho uma dica. Vá no Google, jogue o endereço do local, mesmo que não tenha nenhum anúncio ativo. Dessa forma você vai encontrar anúncios anteriores que já espiraram ou já foram cancelados.
O que você fará com isso? Registre tudo.
Pegue uma boa e velha planilha do Excel, coloque ali o anúncio, metragem, preço por metro, tempo que está anunciado, quantos quartos tem e como é a planta.
Assim você compreenderá tudo o que necessário, o valor da região, o tempo médio de venda, a tipologia e as áreas comuns.
Quando alguém for conversar com você, você já sabe qual que é a vantagem de cada um dos condomínios.
Sinceramente não vai demorar muito para entender tudo daquele seu nicho, não saberá tudo, mas já estará entendendo muita coisa.
Agora você deve começar a entender sobre o público-alvo.
4. Compreenda o Público alvo
A ideia do público alvo não é necessariamente quem mora no local. É na verdade quem é proprietário daquele imóvel.
Se o seu nicho são imóveis de investidores os proprietários não estão morando ali.
Então é importante você entender o seu público-alvo, e tentar buscar entender porque eles compraram aquele Imóvel. Se é um imóvel de investimento, por quanto tempo eles mantém aquele imóvel alugado antes de revender.
em suma, busque entender o perfil desse público. Para isso você pode conversar na região, buscando trabalhar com proprietários buscando em grupos similares, enfim a forma do como teríamos que entrar a fundo em outros treinamentos.
pronto, você já sabe com quem se comunicar, quando se posicionar nesse nicho e quando você for começar a rodar anúncios e você já sabe que tipo de abordagem você vai ter com esses anúncios.
5. Vá para a rua criar relacionamentos
para o quinto passo partimos do princípio que você já esta frequentando esses locais, então já fez a parte de estudo de back office, já sentou a bunda na cadeira, estudou tudo que tinha de ser estudado e agora é hora da parte prática.
Comece a interagir com essas pessoas. A maior parte do trabalho de um corretor de imóveis é criar relacionamentos.
Comece a produzir conteúdos. Isso é muito importante, se você está tendo conversas com os proprietários, ou com os compradores e ouve uma dúvida específica ali da região, uma pergunta no sentido de: Olha, qual prédio é mais seguro? Qual rua é mais tranquila? Onde será melhor para os meus filhos poderem ir para escola?
Se você começar a receber essas perguntas específicas está na hora de você começar a começar a produzir conteúdos exatamente sobre isso.
Você também deve começar a estabelecer relacionamentos com profissionais da região.
Então se você tem uma região de muitos prédios, você vai começar a conversar com os porteiros e zeladores. É uma questão de consistência pessoal. Você vai ter que passar lá com consistência, manter contato, pegar o contato das pessoas, levar um presentinho de vez em quando, enfim.
E como que eu mantenho contato? É para encher o saco e perguntar se ele já tem alguma indicação para mim?
Não. mande os conteúdos que você está produzindo sobre a região, sobre o nicho. Assim, você irá se posicionar mais rapidamente como autoridade.
Assim, Se você colocar esse plano de ação em prática uma hora por dia, fazer a parte de estudo, começar a produzir conteúdos e compartilhar esse trabalho com as pessoas, com certeza vai dar certo.
Esperamos que tenha gostado e deixe suas dúvidas nos comentários.
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