Porque eu saí da maior franquia imobiliária do Brasil, a Remax, para entrar para a imobiliária eXp? Hoje estarei mostrando para você os cinco principais motivos que me levaram a tomar essa decisão.
Se você preferir, pode assistir esse conteúdo pelo meu vídeo do YouTube:
Primeiro: O objetivo não é falar mal da Remax
Primeiramente eu gostaria de esclarecer alguns pontos sobre a Remax. Eu tive uma experiência muito bacana na empresa, tive resultados que eu considero excelentes, encontrei uma cultura e um modelo de negócios que são realmente muito bacanas e funcionam muito bem.
No meu primeiro ano na empresa eu consegui um faturamento que nem eu imaginava que eu ia conseguir, atingir os cem por cento Clube, tive um faturamento de cerca de 320 mil em comissões enfim, esse vídeo Não é para falar mal da Remax, é mais para expor os motivos pelos quais eu tomei a decisão de sair da empresa para entrar para a eXp Brasil.
Eu penso que a decisão que eu tomei não é relativa especificamente a Remax mas, ao mercado imobiliário tradicional como um todo, e sobre o andamento do mercado imobiliário aqui no Brasil e o futuro dele aqui no país.
Renda
No mercado imobiliário tradicional você trabalha mais ou menos assim, toda vez que você compõem uma transação você recebe uma comissão, e o ciclo se repete. O valor das comissões variam entre 3% e 6% do valor do imóvel. Dependendo da forma do negócio, esse valor pode ser negociado para mais, ou para menos.
As comissões são realmente muito boas mas, eu pessoalmente não planejo ficar trabalhando no mercado imobiliário até meus 50 anos ou mais.
Eu pessoalmente entrei no mercado imobiliário com o objetivo de atingir liberdade financeira e realmente por definição você não tem como fazer isso sendo corretor.
Liberdade financeira
Para atingir a liberdade financeira temos que atingir alguns pré-requisitos:
- Ter múltiplas fontes de renda
- Construção de uma renda passiva ou uma renda residual
- Possuir patrimônio, que se valoriza
- E de preferência precisa ter um modelo de negócio facilmente duplicável
De bônus ainda, para acelerar esse processo, você precisa alavancar o tempo dos outros, o trabalho dos outros, e principalmente hoje em dia, alavancar o uso de novas tecnologias.
Isso eu só encontrei dentro do modelo de negócios da eXp.
As 3 fontes de renda da eXp Brasil
Na eXp Brasil você não é recompensado somente pelas suas vendas, somente com suas comissões, você também é recompensado com ações da empresa e participa do programa de participação na receita, ou revenue share.
Resumidamente, como funciona: Através de metas de produção, que você provavelmente já está batendo em outra empresa, você vai receber ações da empresa que podem chegar a mais 100 mil reais em ações todos os anos!
E para colocar em perspectiva: As ações da empresa nos últimos cinco anos valorizaram mais de oito vezes!
Então além da aquisição de patrimônio que você consegue fazer com essa empresa, ainda tem um bônus, existe o programa de participação na receita da empresa (revenue share). À medida que a empresa cresce e você contribui para o seu crescimento trazendo novos corretores formando uma equipe, você ganha com isso também conseguindo construir uma rede de renda residual do seu trabalho.
Se quiser conhecer mais sobre o programa Revenue Share vou deixar um link de um post sobre o assunto:
https://mukeshgama.com.br/programa-revenue-share-exp-brasil/
Ou então, se preferir assista o vídeo:
Divisão das comissões
O segundo motivo pelo qual eu tomei a decisão de sair da Remax, e isso me impactou bastante, foi a forma da divisão padrão das comissões.
Na eXp Brasil temos a divisão de comissões mais interessantes do mercado brasileiro. Você começa ganhando 70% por cento, ficando somente 30% para a empresa e você ainda pode aumentar essa porcentagem escalando até 95% do valor das comissões para você!
- Divisão padrão: 70/30
- Atingiu status Cap: 90/10
- atingiu status AICON: 95/5
Nenhuma outra empresa é te dar essa oportunidade, e diferentemente de outros modelos de negócio, na eXp Brasil você passa de 70% para 90 ou 95% das suas comissões por meritocracia, por produtividade e não por nenhum outro tipo de contrapartida.
eXp é uma imobiliária sem fronteiras
Antes de eu entrar na empresa, e até antes de eu ter entrado no mercado imobiliário, eu já tinha uma mentalidade de ser dono do meu próprio negócio.
E pensando se valia pena abrir a própria Imobiliária, ou até mesmo uma franquia analisei o modelo de negócios da eXp Brasil. Achei-o muito mais interessante.
Primeiro ponto é a redução de custos. Estando associado a eXp Brasil eu não preciso abrir minha própria franquia, fazer toda uma estrutura tendo todos os custos que uma imobiliária tradicional tem. Consigo desenvolver e ter uma equipe sem praticamente nenhum custo.
Equipes internacionais
Acima de tudo isso, o que chamou muito a minha atenção é o fato de que a eXp é uma imobiliária sem fronteiras. Como assim? Se eu quero, numa imobiliária tradicional, ter uma equipe de corretores, tenho que ter corretores que vão morar próximo aquela localização. Próximos à minha imobiliária.
Na eXp Brasil você consegue ter equipes, times e formar redes, assim como a rede que nós já temos, em vários países, quase sem fronteiras. Na minha equipe, por exemplo, eu já tenho corretores em Portugal e em outras cidades. E isso é extremamente interessante e vantajoso.
(imagem que tem no vídeo dos lugares onde já tem corretores da sua equipe)
Colaboração VS Competição
O 4° ponto que eu senti bastante diferença é a ideia de colaboração versus competição.
Em um modelo mais tradicional, eu vi isso em todo o mercado e conversando com muitas pessoas, há muita competição entre os corretores numa mesma Imobiliária.
Há um certo clima de tensão sempre de um não querendo perder espaço para o outro ou de uma imobiliária tentando ser melhor do que a outra tentando captar esses corretores e mudá-los de agência.
O fato de o modelo de negócio da eXp ser estruturado da forma que ele é gera um incentivo de colaboração muito maior.
Eu estou na empresa há pouco tempo e mesmo assim estou conseguindo acesso a várias pessoas de nível internacional, inclusive já tive resposta pessoalmente do presidente da eXp Global sobre uma dúvida que eu tinha.
A cultura de colaboração da empresa é claramente muito mais presente.
Sobre não poder ter uma marca pessoal
Já estava acontecendo comigo de que às vezes eu ligava para algum cliente e ele já tinha se exposto a marca e tinha tido um resultado ruim, ou ele tava com um algum preconceito com a marca que eu trabalhava.
Eu senti que estar associado a uma marca específica e não poder ter a minha marca pessoal estava me trazendo mais prejuízos do que benefícios.
Exatamente porque, infelizmente, acaba que as pessoas vão associar o serviço de algum corretor pela qual o cliente conheceu a marca da própria imobiliária.
Por isso acho muito importante essa liberdade que eu tenho, na eXp Brasil, de ter minha própria marca pessoal.
eXp: Uma imobiliária mais ajustada ao futuro
Ao meu ver, encontrei na eXp, uma marca mais ajustada para o futuro do mercado.
Alguns pontos que eu gostaria de destacar:
Anúncios internacionais
Achei muito interessante o fato de eu poder oferecer um serviço ainda melhor para o meu cliente. Com a estrutura da eXp a nível internacional, você consegue oferecer anúncios nos portais imobiliários de todo o mundo.
O seu anúncio é traduzido para inglês, francês, espanhol e português.
Isso faz uma enorme diferença. Estou há um pouco tempo na empresa e já tive um lead de um investidor da República Dominicana. Ele pretende a investir em um pequeno apartamento e numa área de fazenda aqui no Brasil.
Então isso abre mais uma fronteira importante, tanto para o nosso cliente, quanto para nós corretores.
Ainda em relação ao modelo de negócio da eXp, por conta de ser uma grande corretora a nível Global, eles conseguem alavancar mais o número de corretores que têm.
Agora a eXp Brasil está com pouco mais de 84 mil corretores. Com esse grande volume eles conseguem negociar, por exemplo, com os portais imobiliários descontos mais interessantes para os anúncios em portais internacionais e locais.
O que acontece é que a redução de custo para eles como Imobiliária mesmo é grande e para todos os corretores associados a ela também.
Treinamentos
Como a eXp é uma Imobiliária mais moderna senti que as formas de prospecção e os treinamentos para novos corretores também são estruturados de uma forma mais moderna.
Muitas imobiliárias por aí sofrem um pouco com treinamentos, com práticas para o corretor que são muito atrasadas para o momento em que vivemos.
O Wolf Pack é um grupo internacional que faz parte da imobiliária eXp. Ao se associar a eXp Brasil, como parte do grupo Wolf Pack, você recebe acesso a uma estrutura exclusiva de treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, vendas e em especial, mídias sociais e ferramentas modernas para que você possa escalar seu negócio.
Eu pessoalmente acredito, olhando para o modelo de negócios da eXp Brasil, que quem está entrando na empresa agora tem há uma oportunidade gigante de crescimento.
Conclusão
A imobiliária eXp é uma grande oportunidade para quem está no mercado imobiliário e se você quiser saber mais a respeito, dê uma olhada neste post, ou marque uma reunião comigo ao vivo, é só clicar no link abaixo: