Guia prático de como escolher um nicho no mercado imobiliário

Guia prático de como escolher um nicho no mercado imobiliário

Hoje se você vai aprender de uma forma super prática qual é a importância de você escolher um nicho, e um passo a passo para você escolher seu nicho no mercado imobiliário de forma efetiva. 

Lembrando também que, muitas pessoas chamam no mercado imobiliário, o trabalho de especialização em um nicho de “Posicionamento”.

Acho importante não confundir Nicho com Posicionamento.

Posicionamento é:

Nicho + Marca Pessoal + Marketing

Bom, voltando ao assunto, aqui você vai aprender:

  • Os 5 principais tipos de nicho
  • As 3 estratégias principais que você pode implementar para escolher um nicho

Importância de ter um nicho

A escolha do seu nicho de atuação é provavelmente a escolha que vai ter maior impacto na sua carreira inteira como corretor de imóveis.

É muito importante entender que a ideia do nicho não é limitar o seu trabalho. A ideia do nicho existe pensando que você possa se especializar e se alavancar a partir da escolha de um público alvo e não se limitar, nem deixar de crescer.

Quais são os diferentes tipos de nicho? Depois de observar vários corretores, e fazer uma categorização, eu percebi que existem 5 tipos diferentes de nicho. 

Os 5 principais tipos de nicho no mercado imobiliário

1. Nicho geográfico

O primeiro tipo de nicho é chamado nicho geográfico, que é o mais comum de se ver. É aquele corretor do bairro, ou seja, você escolhe um local, uma região de atuação, na qual você vai se especializar.

Então, vamos começar com alguns exemplos para deixar mais claro. Começaremos com um exemplo macro, de um nicho muito grande, uma fatia muito grande no mercado imobiliário, que inclusive não recomendo, e vou deixando ela mais específica.

Deixando seu nicho mais específico

Digamos que você é especialista na cidade de Curitiba.

Então, do macro ao micro:

  1. Curitiba
  2. Norte de Curitiba
  3. Bairro do Juvevê
  4. Ruas sem saída do bairro juvevê

Outro exemplo de nicho geográfico, e como deixar ele mais específico:

A região metropolitana de Curitiba, ou seja, cidades próximas de Curitiba.

  1. Região Metropolitana de Curitiba
  2. Cidade de Pinhais
  3. Região do Alphaville Pinhais
  4. Condomínio X, que possui 300 casa, dentro do Alphaville Pinhais

E assim você vai delimitando o seu nicho.

Como ter sucesso em um nicho geográfico?

Esteja naquele local com frequência.

Então se você escolheu o condomínio X no Alphaville Pinhais, é importante que você esteja lá com frequência, conheça as pessoas e desenvolva relacionamentos.

No geral, o nicho geográfico vai depender muito da sua presença física nesses locais, apesar de ter algumas formas criativas de não precisar seguir a risca essa “regra”. (Conheça meu canal do YouTube, onde compartilho idéias criativas de conteúdo para dominar um nicho)

2. Nicho por tipo

O segundo tipo de nicho é estabelecido por tipo de imóvel. E como isso funciona?

Novamente vou dar um exemplo da esfera do macro para o micro. 

Você escolhe um nicho Residencial, que é um nicho grande, mas já está dizendo que não trabalha com imóveis comerciais, industriais e terrenos. 

  1. Nicho Residencial
  2. Somente casas e sobrados
  3. Somente casas e sobrados em condomínio, e que possuam quintal
  4. Casas e sobrados com mais de 200m2, em condomínio de alto padrão, com quintal, não geminadas

Dessa forma você consegue deixar bem claro qual é o seu público. Nesse caso, digamos que atue na cidade de Curitiba, você vai mapear todos os condomínios de alto padrão que podem atender a essas especificações.

Comece a listar isso, estude todas as que existem e com o tempo será especialista nessa área. Essa é a ideia do nicho por tipo.

3. Nicho de persona

O terceiro tipo de nicho é por Persona (público-alvo).

O nicho de persona consiste em entender seu público alvo e mapear sua jornada, entendendo suas necessidades, prioridades e pensamentos, e se posicionando de forma estratégica para atendê-los e resolver seus principais pontos de dor.

Exemplo prático

Entrando um pouco mais a fundo nesse exemplo, vamos começar a dar o exemplo do Macro para o micro, para trabalhar com famílias.

  1. Famílias
  2. Casais jovens
  3. Casais jovens, com um filho, que estão adquirindo o primeiro imóvel
  4. Casais jovens, com um ou dois filhos, que estão vendendo o primeiro imóvel para ir para um imóvel de maior valor.

Esse público tem preocupações como: Segurança, educação para os filhos, áreas comuns de qualidade ou acesso a parques públicos, etc.

Existem várias formas criativas de escolher uma Persona e começar a conversar com esse tipo de pessoa.

O segredo para esse tipo de nicho é buscar se especializar nas “dores” principalmente e nas necessidades desse tipo de público.

Dessa forma, deverá conviver e compreender a fundo o dia a dia, os problemas, as necessidades daquele tipo de pessoas.

Então se já tiver acesso a alguma pessoa assim ou o nicho que você escolher já tiver mais a ver com quem você é, vai ser mais fácil se adaptar.

4. Nicho de interesses

Esse é o nicho que você é especialista em algum tipo de interesse. Você pode ser especialista em qualquer coisa. 

Um exemplo bem prático: No nosso grupo Wolf pack, temos nos Estados Unidos um dos nossos corretores ama Jeeps. Sim, a marca de carros Jeep.

Ele é especialista em jeep, ama a comunidade jipe, sabe de tudo sobre o Jeep, posta coisas sobre Jeep nas redes sociais e ele interage com essa comunidade.

Por conta desse interesse dele por Jeep, ele começou a construir um círculo de influência e de indicações, de negócios baseado nesse interesse dele que não tem nada a ver com o mercado imobiliário.

Esse corretor fecha mais de 50 transações por ano.

Então você tem como ter nichos que vão muito além de pegar uma fatia dentro do mercado, você pode pegar uma fatia de interesse.

Corretor Bodybuilder?

Vou dar outro exemplo bem prático, existe um corretor que já teve muito sucesso, ele era personal trainer e começou a frequentar várias academias, eventos de bodybuilding, enfim, ele se engajou na comunidade da educação física e a partir dali ele construiu uma audiência, construiu conexões e desenvolveu a carreira dele como corretor a partir do nicho da academia.

5. O seu nicho

É muito importante, ao escolher seu nicho, que você seja criativo e que faça sentido na sua vida.

Você pode acabar misturando um tipo de nicho com outro, pode acabar utilizando o seu background, as suas experiências, a forma como você é e a sua própria personalidade para você construir um nicho que é exclusivamente seu.

Quero realmente abrir a sua cabeça para as possibilidades, porque a maior parte das pessoas que converso sobre a questão do nicho, elas pensam somente no primeiro, ou no segundo tipo de nicho.

Entenda a importância de desenvolver uma marca pessoal sólida como forma de marketing com a intenção de criar um nicho que lhe alçará ao sucesso independentemente do tipo de nicho que você escolheu.

Como escolher um nicho no mercado imobiliário?

Pensando em como escolher um nicho, separei três formas de você escolhê-lo:

1. Escolha confortável

O melhor na escolha do seu nicho imobiliário é que você consiga escolher algo que vai estar alinhado com quem você é e o que você gosta de fazer.

Então na escolha confortável você escolhe um nicho já alinhado com quem você é, os locais que frequenta e o que você gosta de fazer.

Apesar de a forma confortável não ser necessariamente a melhor forma, pensando em resultados, às vezes vai ser a única forma que vai te manter consistente em seu trabalho.

O que eu quero dizer com isso:

Se o seu nicho for geográfico, a escolha confortável seria escolher o lugar que você mora.

O nicho por tipo, é o tipo de imóvel que você já mora, que você já conhece ou já morou muitos anos. 

Se for nicho por persona, a persona vai ser você mesmo. 

Essa seria a forma mais fácil de você escolher um nicho.

2. Escolha sonhadora

Eu a acho interessante porque ela fica confortável, mesmo sendo difícil.

O que seria a forma Sonhadora? Vamos dizer que você tem como objetivo daqui a 5, 10 anos morar em imóveis de luxo no Alphaville, mas agora você mora no centro, em um imóvel mais simples.

A ideia da escolha sonhadora é que você vai pegar o seu objetivo de vida e vai começar a trabalhar posicionado no mercado imobiliário, exatamente nesse lugar que você quer morar no futuro.

Digamos que você queira ser um investidor imobiliário, mas você não sabe nada ainda sobre investir, ainda nem tem dinheiro, não tem problema, você vai começar a estudar sobre investimentos.

Porque você está estudando, se esforçando para desenvolver material, conversar com as pessoas sobre um assunto que talvez você não saiba, mas é um assunto prazeroso para você, então também é uma ideia muito interessante para sua escolha de nicho.

3. Escolha estratégica

Essa é uma escolha puramente estratégica, ou financeira.

Provavelmente essa é a forma mais difícil de escolher um nicho, você simplesmente analisa o mercado e vê onde está a melhor oportunidade dentro dele.

Ao identificar essa maior oportunidade você vai se posicionar dentro desse nicho buscando um resultado maior e mais rápido.

É aqui que muitos falham, pois, a não ser que você dê sorte, a melhor escolha, ou a escolha mais lucrativa não tem a ver com a pessoa que você é agora, ou o local em que você vive, ou qualquer coisa nesse sentido.

Entenda que a escolha do nicho não é uma coisa concreta e fixa, a ideia é que isso te ajude a desenvolver um networking, um relacionamento com um grupo de pessoas que pode te ajudar bastante como corretor.

Dica final

Você não precisa se divulgar como especialista em determinado nicho, aí você estará fechando o seu público. 

O melhor é colocar: apaixonado pelo (nicho que você escolheu).

Se você se posicionar como uma pessoa que gosta muito daquele assunto, que está buscando evoluir, mas não como uma pessoa que só trabalha com aquilo, dessa forma você pode alavancar melhor o seu primeiro ano de início de carreira.

Então, posicione-se de uma forma criativa, para que você possa usar aquele nicho para se alavancar, mas não se limitar.

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