Vou te ensinar os nove passos para você transformar um cliente frio em uma venda através do follow-up com e-mail marketing.
Você sabia que o e-mail marketing é, até hoje, uma das melhores formas de marketing para conversão em vendas?
Quando você começa a atender um grande volume de clientes e começa a ter uma base de dados muito grande, com certeza o e-mail marketing é a melhor forma de você manter contato e fazer follow-up com todos esses clientes.
Isso porque é uma das formas menos invasivas, e gera mais autoridade. Também lhe dá mais flexibilidade por o e-mail ser mais flexível com relação ao que você consegue anexar, escrever, enfim, você tem mais liberdade com o e-mail.
E não é só isso, o e-mail marketing é a melhor forma de você manter dados relativos ao comportamento de todos os seus clientes.
Se você tem um cliente que começa a abrir seus e-mails de forma recorrente, você consegue observar isso e até configurar para que você seja notificado.
Entenda que talvez seja a hora de entrar em contato com essa pessoa por ligação, ou mensagem, ou por qualquer outra forma que seja mais manual, de mais alta conversão.
Você consegue ter ali, uma grande quantidade de clientes e ter um completo controle da interação dele com todo o seu conteúdo e com toda a sua abordagem.
Lembrando que o treinamento de hoje é focado no momento que você já tem o contato da pessoa em diante. Ou seja, não focarei em como que você pode conseguir esse contato desse e-mail.
Estou partindo do pressuposto que você já sabe isso ou que você procurará outro treinamento para essa parte em específico.
Se você preferir pode assistir esse conteúdo em forma de vídeo, através do meu canal do youtube:
Passo 1:
- Quebre o gelo
- Peça permissão
- Estabeleça expectativas
Isso pode começar tanto no momento de captação desse lead quanto logo em seguida nos primeiros e-mails.
A primeira sequência de e-mails que você enviará para pessoa é para quebrar o gelo, para pedir permissão e estabelecer expectativas.
Basicamente o seu primeiro e-mail será:
“Olá Fulano” use a tag de name personalizado. “Obrigado por se inscrever, aqui está o conteúdo gratuito” caso ela tenha se inscrito para receber o conteúdo, e vai pedir permissão para ela, diga: “Vou manter contato com você por e-mail por esses motivos”
Você irá estabelecer os tópicos pelos quais você vai sempre estar abordando no seu e-mail, vai pedir permissão, ou seja, “posso continuar a te enviar e-mails? Se sim clique aqui”.
Esse primeiro passo é muito importante. O primeiro contato que o cliente tem que receber de você deve ser um agradecimento, uma introdução, uma saudação, um pouco sobre você, etc.
Logo em seguida você tem que colocar ali, naquele mesmo e-mail, as expectativas.
Ou seja, o que você estará mandando, qual conteúdo, sobre quais tópicos você estará abordando e se já tem uma proposta única de valor, você pode colocar nesse mesmo primeiro e-mail.
Você também deve pedir permissão, ou seja “caso você não queira receber nenhum desses e-mails, clique aqui para se desinscrever da lista.”
É muito importante que você faça isso.
Opção para quem quer uma lista quente de e-mails
Outra abordagem para aquelas pessoas que querem manter uma lista extremamente quente de e-mails, ou seja, elas querem excluir qualquer e-mail que não interaja, elas farão o oposto.
Elas vão fazer assim: “clique aqui se você quiser receber meus e-mails”. Nesse caso é normalmente enviado uma sequência de três a cinco e-mails de introdução.
Você tem aqui duas abordagens, uma, na qual você irá manter esse contato e dará uma opção para ele de se desinscrever e mesmo se ele não abrir o e-mail, passou.
E a outra abordagem é você exigir uma confirmação da pessoa e se ela permitir, só então você manda os e-mails seguintes.
Caso ela não responda em uma semana numa sequência de e-mails, você deve excluir automaticamente essa pessoa da sua lista de e-mails.
Passo 2:
No segundo e-mail você tem que estabelecer:
- As dores e as crenças falsas desse cliente.
- Problemas identificados,
- Estabelecer bem claramente qual é o mercado no qual você está trabalhando.
Esse é o segundo e-mail que você enviará, de preferência com uma espécie de estrutura de storytelling.
Passo 3:
Aqui você vai começar a descrever os problemas e os cenários (faça-o viver e imaginar). Você entrará um pouco mais a fundo nos problemas, nas dores do mercado que você atua. Irá descrever um pouco melhor e entrará em alguns cenários, exemplos, da realidade para que a pessoa se identifique.
Aqui você está querendo gerar uma identificação da pessoa e uma autoridade, o que seria essa autoridade?
Basicamente mostrar para a pessoa que você sabe do que está falando e passando.
Essa é a função do terceiro passo. Lembrando que cada um desses passos podem ser de 1 e-mail ou até 3 e-mails.
Passo 4:
Seria muito importante você entrar num errado VS certo (histórias).
Comece uma narrativa de como é feita as coisas da maneira errada, qual é a solução errada para os problemas que você está oferecendo resolver e qual seria a abordagem certa.
É muito importante inclusive ter um mecanismo mais único de dissolução do problema.
Todo mundo está tentando resolver o problema de uma forma e isso está dando um resultado X, podendo ser negativo ou não tão positivo você tem uma forma única de resolver o problema e está tendo um resultado acima da média.
Você irá descrever tanto essa forma errada quanto a forma certa, nunca entrando muito a fundo no como, mas sim no que está acontecendo.
Passo 5:
Agora é hora das provas sociais e da autoridade.
É a hora de você colocar avaliações, testemunhos, números, quantidades de inscritos, quantidades de clientes que você já atendeu, anos de experiência no mercado, enfim, o que você conseguir.
O objetivo é mostrar autoridade e para ter uma validação da pessoa, um consenso para que ela entenda que outras pessoas também te veem como autoridade.
Passo 6:
Você irá combinar esse mecanismo único de resolução dos problemas, citado no passo 4, com oferta.
Lembra que eu disse que seria interessante que você tivesse mecanismo único de solução? Podendo ser até mesmo um mecanismo único de causa do problema?
Você retomará essa solução, talvez até descrever ela um pouco melhor para fazer sentido na cabeça da pessoa e trazer a sua oferta.
Então se você está oferecendo um produto, um serviço, é agora, e só agora depois de vários passos, que você vai abrir o carrinho e levar essa pessoa para um check-out.
Frisando: É a primeira vez que você estará fazendo uma oferta para pessoa.
Passo 7:
No passo 7 você não colocará a sua oferta novamente.
O foco do Passo 7 é passar um behind the scenes, digamos assim e insights únicos. Quero dizer com isso que você deve mostrar para a pessoa, na prática, sobre o que você está falando quando diz dos teus mecanismos únicos, se você está vendendo um produto, ou um serviço, enfim.
Diremos que você está vendendo um curso, como é muito comum hoje em dia, você mostrará pedaços do curso, abrirá para pessoa constatar na prática como é essa solução.
Aqui você já entregará algumas soluções para o problema dessa pessoa.
Passo 8:
Aqui você reforçará o passo 5, das provas sociais e de autoridade e também disponibilizar algum tipo de amostra grátis.
Você irá liberar um pedaço do teu conteúdo, um pedaço do seu serviço, ou até se você tiver a possibilidade de enviar um produto gratuito para a pessoa, que seja viável financeiramente.
Aqui é o momento de você permitir um teste para a pessoa e reforçar a prova de autoridade. Você pode repetir a oferta, se quiser, de uma maneira resumida no final do e-mail.
Passo 9:
Aqui você fará um resumo, fará a oferta, ou bônus e vai, de preferência, atrelar a um prazo máximo para a aquisição do que você está vendendo.
Você reverá, desde o começo, os problemas, as dores, as soluções erradas, as soluções corretas, o que você está propondo, as provas sociais de autoridade.
Você deve repetir tudo isso com clareza, mostrar outras pessoas que estão se decidindo, mostrar novamente como é o seu material, serviço, ou produto por dentro e fará uma oferta direta à pessoa novamente. De preferência tendo um bônus.
Você pode tanto fazer um up sell, ou seja, você pode oferecer algo a mais para que a pessoa pague mais, mas que tem um valor agregado muito maior. Ou você pode oferecer acesso a um grupo alguma coisa pequena e gratuita atrelando um prazo para esse bônus.
No caso de ofertas com prazo é importante lembrar que daí você já estará mostrando o prazo da oferta desde do Passo 6, no qual você revelou a oferta pela primeira vez.
Como propriamente escrever os e-mails?
Se você ler este post com calma, conseguirá montar completamente a sua primeira sequência de 9 e-mails.
Eles levarão a pessoa desde o primeiro contato, possivelmente frio, a um desenvolvimento de um relacionamento com aquela pessoa, e da necessidade da sua oferta com um percentual de conversão muito alto seguindo esse passo a passo.
Se você gostou dessa estrutura, mas pensa: “Nossa nem sei como escrever esses e-mails”, hoje em dia é muito fácil você encontrar cursos que detalham essa estrutura. Alguns dão até modelos prontos para você. Então é só uma questão de pesquisa.
Se você quiser uma indicação de algo nesse sentido, deixe um comentário que respondo para você indicando algum produto que eu já tenha comprado e confie.
Mas sinceramente, se você parar um pouquinho, sabendo essa estrutura e seguindo ela, você já terá uma excelente base para começar.
E não se esqueça: é melhor fazer do que deixar perfeito. Ou seja, famoso feito é melhor que perfeito.
Como a maior parte das pessoas, aqui no Brasil principalmente, não estão aproveitando de e-mail marketing, é importante que você comece já.
Considerações importantes antes de finalizar.
Cada passo não necessariamente é um e-mail, por isso que deixei como passo. Dependendo da sua abordagem, cada passo será um e-mail, mas pode ser até três, às vezes até cinco e-mails para cada passo.
Alguns passos podem necessitar de mais e-mails, se você tem é um problema muito complexo, um mercado cheio de dores, enfim. Cada passo representa uma estrutura que você deve adequar a cada tópico.
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